5 Escritores Gaúchos contemporâneos para conhecer hoje (Por Maximiliano da Rosa)

 

 



    A literatura brasileira é muito rica. Há inúmeros autores do nosso país fazendo sucesso mundo à fora.

    Entre clássicos e contemporâneos, desde Machado de Assis até José Falero, passando por Guimarães Rosa, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector e Itamar Vieira Júnior, bons exemplos escritores talentosos é o que não faltam. Ao mesmo tempo, existem autores por aí não tão conhecidos assim no cenário nacional ou internacional. E o objetivo desta postagem é justamente essa: apresentar aos amantes da leitura alguns desses nomes. 

    Começo hoje falando especificamente de escritores do Rio Grande do Sul. Confira a seguir. 

👉Andreia Schefer:

    Nasceu e vive em Novo Hamburgo/RS. Publicou o romance “Para onde vão as borboletas à noite” (Edição da autora, 2020) e participou das antologias “Prêmio Literário Literatura Mínima” (Entre Capas, 2021) e “Poemas do Eu” (Ed. Persona- 2022). 

    Recebeu menção honrosa no Prêmio Voo Livre de Literatura, na categoria conto. Publica, periodicamente, os seus textos na Revista Paranhana Literário, no perfil Literatura Mínima no Instagram e no Blog Etudes Lusophones. Publicou também o romance “Nada será como antes” (2022) e o conto “Onde fica o céu dos cachorros”. 

👉Elenilto Saldanha Dasmasceno:

    Gaúcho de São Leopoldo, é escritor, professor, jornalista e revisor. É mestre em Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e é graduado em Letras e em Jornalismo (pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e de Literatura na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e colabora como colunista (crítico literário) nos sites Artistas Gaúchos e Escrita Criativa e na revista literária Paranhana Literário. 

    Passou a dedicar-se mais à produção literária a partir de 2021. É autor do livro Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis (Dialética, 2021), com o qual foi finalista do Prêmio AGES 2022 na categoria não ficção. Também foi finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2021 na categoria conto. Seu novo livro, “Curta Ficção” encontra-se atualmente em pré-venda pela editora “Metamorfose”. 

👉Everton Cidade:

     Nasceu em Novo Hamburgo. Renasceu e se criou na Cohab Feitoria de São Leopoldo-RS. É músico experimental e escritor. 

    Atua no underground desde os anos 90 com shows de suas bandas, leituras de poesia improvisadas e publicando zines. Publicou os livros Santo Pó/p (MAKBO Editora), QuiÓ (oVo e GoDie), Bonde Transmutóide (Vibe Tronxa Comix), ApareCida (Meu Santo Vendedor) e Cohab Goya (Folheando). Divulga seu trabalho e o de outros artistas locais na Glingy, um importante ponto de cultura da cidade de São Leopoldo. 

👉Adeli Sell:

    Professor, escritor e Bacharel em Direito. Vereador de Porto Alegre (até dez 2020). Idealizou a Minifeira do livro do Chalé da Praça XV. O evento acontece ao menos uma vez por mês no restaurante que é um dos cartões postais da capital gaúcha e era frequentado por Mario Quintana, entre outros escritores. 

    Acabou de publicar o livro “Escravidão contemporânea – O caso da Serra Gaúcha” 

👉Maximiliano da Rosa:

    Nasceu em Novo Hamburgo em 1973, mas cresceu em São Leopoldo. É escritor, blogueiro e desenvolvedor de aplicativos. Atualmente reside em Mariluz, Imbé, no litoral norte do Rio Grande do Sul, com a mulher e as filhas. 

    Apaixonado por livros desde criança, é fã de Moacyr Scliar, Mario Quintana e John Fante, entre outros. Tem participado de diversos concursos literários e obtido merecido destaque, como no 7º Concurso Nacional de Literatura da Fundação Cultural de Canoas, no I Concurso Nacional de Contos Darques Lunelli, no 2° Concurso de Contos e Poesias da Editora Guemanisse, no 17° Concurso de Contos Paulo Leminski, e na edição 2013 do concurso Palavra em Prisma. Em 2019, ficou em 4° lugar no Projeto Trechos de Poesias. Já em 2020 foi um dos finalistas do concurso “Contos da Quarentena” do site Brasil 247 com o conto “37 graus e meio”. Seus novos livros “Matilha Urbana de Desvalidos”, “Ofertas Imperdíveis” e “a hora e massacrar idílios” já estão à venda.

    E então, gostou? O objetivo do blog é apoiar principalmente a literatura independente. Então se você gostou das dicas acima, procure pelos escritores nas redes sociais ou mesmo no Google e considere adquirir as suas obras. E viva a literatura brasileira.


(Este artigo foi escrito pelo autor Maximiliano da Rosa, dono do Blog Escrevendo sobre livros)

Contato: https://www.facebook.com/maximilianodarosa (Facebook)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?