"Inteligência" Artificial?


 

        Eu já estava há algum tempo para falar sobre o assunto, aí me aparece mais uma polêmica semana passada. Então, não vou mais protelar. 

    A polêmica atual é o comercial da Volkswagen com a imagem da Elis Regina feita por Inteligência Artificial. Vieram os questionamentos sobre os "direitos de uso de imagem" de uma pessoa falecida; que a cantora na época apoiou uma greve dos funcionários da - pasmem! - Volkswagen, etc. Fora que é bizarro ver uma pessoa falecida "revivida" (sim, eu acho muito bizarro). Maas... o tema é Inteligência Artificial. 

    Muita gente apoia porque a promessa de todas as facilidades da vida moderna está lá. Pelo menos é o que dizem os criadores. A questão é que atualmente a IA é antiética e burra, simples assim. Vários países ainda estão regulamentando o uso e alguns até proibiram. Como ainda está em fase de "aprendizado", ela ainda comete muitos erros; além de invadir privacidade; não entender as nuances das atitudes humanas e plagia muito. 

    Sinceramente não acho que o mundo vai virar aqueles filmes do Arnold Schwarzenegger, mas a parte do plágio me preocupa um pouco; invasão de privacidade não muito, pois já não a temos mesmo. Quem ainda acredita que os nossos dados são sigilosos no mundo de hoje? Se você acha, desculpe, mas acho que não moramos no mesmo planeta. 

    Voltando ao plágio. Quando o usuário digita qualquer coisa para ser feita pela IA (texto, imagem, vídeo, etc), ela NÃO cria. Simplesmente pega de tudo um pouco disponível na Internet e entrega assim. Ou seja, qualquer coisa sua que está na Internet, agora além de correr o risco de ser plagiada por uma pessoa, pode também ser por uma máquina. E esse é o ponto de maior preocupação: O uso dos trabalhos alheios sem os devidos créditos ou pagamentos. 

    E mais: Tem gente que está achando maravilhoso digitar umas coisinhas e pá! Aparece o que quer prontinho... Onde vai parar a diversão do processo de criação e a satisfação de fazer algo por nós mesmos? O ser humano já tem andado com muitos problemas emocionais e mentais devido ao "uso errado" do cérebro e da baixa qualidade de vida que costumamos ter... o uso da IA não nos deixaria mais "parados", preguiçosos e problemáticos? 

    "Ah, mas agiliza o trabalho das pessoas". Tudo bem, reconheço que alguns podem precisar. Mas a gente sabe como é o ser humano... acaba se acomodando e faz de tudo com esforço mínimo (e nem precisa disso). 

    Enfim, na minha opinião IA não precisa existir. A gente já viveu milhares de anos sem ela... além do mais, ainda tem muito, mas muito mesmo a se discutir sobre. 


OBS.: Eu não acho bom usar a imagem dos falecidos. Eles merecem respeito. 




#inteligênciaartificial #cristudoficial #volkswagen #plagio


E aí, está gostando do Conteúdo?

Sou uma simples leitora que trabalha na divulgação de autores brasileiros.

Inscrevam-se também no meu Canal: https://www.youtube.com/@cristudoficial

Instagram @cristudoficial

Facebook: Cristudo Oliveira

Comentários

  1. Gostei da maneira como vc fundamentou seu ponto de vista.
    Acho que a IA ainda vai avançar muito e felizmente ou infelizmente quem não acompanhar a evolução das coisas irá ficar pra traz.
    Concordo que todas essas facilitações podem tirar o prazer para uns, mas acho que a maioria irá gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facilita, mas acho que vai trazer mais dores de cabeça para os "produtores" de qualquer conteúdo, seja designer, desenhista, ator, roteirista, escritor, etc. É algo que ainda tem que ser muito bem regulamentado.

      Excluir
  2. Um tema excelente, atual, que ainda temos que discutir bastante. Essa questão de plágio é realmente um ponto importante para discutirmos. E temos que discutí-los e questioná-los agora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?