SÃO SÓ SUGESTÕES, VIU?



Às vezes acontece de eu ler um livro que, quando termino, percebo que não gostei ou outros que de tão "ruins", mal consigo terminar. A palavra "ruim" está assim porque é relativa: o que eu acho "ruim" pode não ser para outro leitor. É por isso que não saio bradando por aí que "tal livro é horrível, péssimo, que não deveria existir", etc. Não é porque não é do meu agrado que o livro pode não ser bom.

Mas vou dar algumas dicas aos escritores (podem ser baboseiras ou levadas a sério). Lembrando que é uma opinião pessoal de uma simples leitora.

Não "enrole" para começar o livro:

Coloque somente informações necessárias antes da história (sumário, capinha e nota do autor, se precisar - por mim, até a dedicatória poderia ficar no final).

Sabe, um dos livros que parei de ler logo no início foi exatamente assim: Além dos todas as partes necessárias antes da história em si, o autor colocou toda a sua vida, a mentoria que teve, etc... etc... etc... Como eu cheguei para ler o livro? Já "cansada" de tanta informação.

É sério, a história propriamente dita só começou lá quase na página 20. Parece que eu já tinha lido um Conto antes.

Aí, tudo bem, vamos à história. Não, não fomos.

 Entendo e até gosto que a história tenha uma descrição, principalmente no início. Mas ela se arrastou... por umas 4 páginas! Eu não aguentei. Parei.

Nem falo que voltarei a ler um dia, porque dizem que pode não ser o "momento" para ler. Até concordo com essa teoria, mas acho que quando um livro não "desce" aos seus 44 anos de idade, não vai "descer" nunca.

Então, a outra dica aos escritores (minha opinião, sempre lembrem-se disso):

Aprendam o timing da sua história. Saibam a hora de colocar a introdução da cena, o ápice e o final.

E não achem que isso acontece só com autores independentes, desconhecidos, etc.

Muitos clássicos e best sellers têm o mesmo problema.

E essa foi a dica de hoje. 😉

 

 

E aí, está gostando do Conteúdo?

Sou uma simples leitora que trabalha na divulgação de autores brasileiros.

Inscrevam-se também no meu Canal: https://www.youtube.com/@cristudoficial

Instagram @cristudoficial

Facebook: Cristudo Oliveira

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?