Profissional: Um ser em extinção

 





    Um dia eu estava me perguntando o que é "profissionalismo". 

    Vamos ao dicionário: "substantivo masculino Procedimento característico dos profissionais. Conjunto de profissionais. [Brasil] Carreira profissional" 

    Muito vago. Vamos à definição de "profissional": "Que se relaciona com determinada profissão: sindicato profissional. Estabelecimento de ensino técnico que prepara para diversas profissões: escola profissional. Não amador; cuja atividade é exercida como profissão, (...)" 

   O tema de hoje é esse porque vejo uma enxurrada de pessoas oferecendo serviços e a maioria não é profissional. 

    O que me parece é que acordaram um belo dia e pensaram (um exemplo): "Preciso de dinheiro... já sei! Ontem fiz um banner bonitinho para o meu Facebook, minhas 'migas' adoraram, então vou trabalhar com isso". E saem oferecendo um serviço sem nenhuma garantia de qualidade. E nem um banner para oferecer o próprio serviço fazem. 

    Não falo de fazer um curso formal, pois isso também não é garantia de fazer um bom trabalho e ser ético. Mas falo de pensar, planejar e ver se realmente "dá conta" do serviço. 

    Usando o exemplo de banners ainda, eu nunca fiz curso formal de designer, mas faço banners há anos para lojas virtuais, capas de redes sociais, edito fotos, etc. Entendo que tenho que definir um horário e valor de trabalho e também entendo que devo entregar tudo com qualidade e dentro do prazo. 

    Mas muita gente não sabe nem por onde começar e saem dizendo que fazem isso ou aquilo. E nunca fizeram nem por diversão! Não falo de adolescentes e jovens, gente, falo de adultos! O que se passa na cabeça destas pessoas? Não sei. 

    Enfim, para mim, profissionalismo não é só viver daquilo, é ter compromisso com o cliente, coisa que muita gente não tem mais atualmente. 

    Cuidado ao contratar um serviço, verifique a qualidade dele e peça o portfólio e clientes anteriores do prestador de serviços.





Gostou do Conteúdo? Inscreva-se no meu Canal no Youtube e veja outras dicas, além de conhecer autores brasileiros e seus livros: 

https://www.youtube.com/@cristudoficial

Instagram @cristudoficial e Facebook: Cristudo Oliveira


Comentários

  1. É verdade Cris. Vejo uma enxurrada de gente oferecendo serviços na Internet. Realmente é preciso ter cuidado quando for contratar , para que o barato não saia caro no final.

    ResponderExcluir
  2. Cecilia Lorca
    Concordo totalmente com o texto. Pessoas sem curso profissionalizante, que só sabem o básico querem posar de experts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda "se comprometem" no que nem sabe o que estão fazendo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?