Entrevista com o Autor Joaquim Procopio

 


Criativo e multitarefas, o Autor Joaquim Procopio falou um pouco sobre a sua vida e o processo de escrita do livro 'Meu Amigo Greg":


1. Quando surgiu a vontade de escrever esta história? 

Na realidade, não surgiu uma vontade, mas uma necessidade. Eu até achei meio estranho acontecer isso, mas algo me dizia que eu devia escrever. Que era importante que eu escrevesse. Isso foi em junho de 2021 e toda a ideia do livro me veio a mente em um período de apenas 2 meses. 

Eu não precisei pensar no roteiro do livro. Estava tudo claro na minha mente. 

Gastei mais uns 6 meses apenas na organização do livro. 


2. Quais são as diferenças entre escrever artigos científicos e histórias? 

A diferença é muito grande. O material científico precisa ser escrito dentro de normas relativamente rígidas. Eu já escrevi muitos capítulos de livros científicos. Há margem para diferentes estratégias didáticas mas não se pode fugir da ciência. 


3. Pretende escrever mais histórias? 

Ainda não sei. Eu acho que esse livro foi um acidente, algo que precisava ser feito. 

Algo que “caiu no meu colo”. Agora vou esperar para ver se surge alguma outra necessidade de escrever. Não pretendo ficar pensando em idéias para escrever um novo livro. Talvez uma sequência desse, caso esse livro “dê certo”. 


4. Como alguém que exerceu medicina a vida toda começou a fazer esculturas? 

Para ser exato eu não exerci a Medicina a vida toda. Apenas durante os últimos anos do curso médico e depois em plantões de pronto socorro. 

Também, na realidade, eu não sou um escultor. Gosto de mexer com sucata e criar formas, usando colagem ou solda. 

Eu faço os meus próprios móveis. São horríveis mas funcionais. Gosto também de fazer móbiles. Mas, como escultor, reconheço ser medíocre. Nem na minha família gostam dos objetos que faço. Imagine por aí afora. 


5. E na astronomia? Como encontrou este hobby? 

A Astronomia me fascinou desde os 10 anos de idade. Aos 12 anos eu já lia livros de Astronomia em Espanhol e Francês. E, naturalmente, em Português. Inglês só fui ler aos 15 anos. 

Meu pai havia comprado uma luneta e com ela eu explorava o céu. E adorava. 

Aos 15 anos construí meu próprio telescópio. Continuo observando o céu sempre que posso. Eu li tudo o que encontrava sobre ficção científica. O que faço até hoje. 


6. Suas atividades são bem diversificadas. Pretende fazer mais alguma coisa diferente? 

Eu tenho outros hobbies: Leitura: sou um leitor compulsório. Li muitos livros e, normalmente, estou lendo 2 ou 3 livros ao mesmo tempo. 

Gosto muito de fotografia e tenho algumas câmeras. Gosto de fotografar estrelas, gatos e objetos usando ângulos pouco usuais. Também faço experimentos caseiros (sem explodir a casa). Sou professor de Inglês.




Obrigada, Joaquim, por conceder a entrevista!


E você, já conhece "Meu Amigo Greg"?

Adquira nos links abaixo:

https://amzn.to/3QCbIjz

https://m.extra.com.br/e-book-meu-amigo-greg/p/1557595465?fbclid=IwAR0Qpez57shNoCIbrtOXInGqqebpxQIO9HbhwH_jNz1EWJuLYTcMO3BuNo8

https://www.kobo.com/br/pt/ebook/meu-amigo-greg?fbclid=IwAR2_PknvT1uhR5GBROX2uDQDgX01QGM66TV3F_Tdi7IfnTROsekUwukpkaM

https://painel.livros.leiamais.uol.com.br/uol-livros/meu-amigo-greg_105399?fbclid=IwAR37VzZe6JUgUEHFJf2NNMQSCHKCaeJG2LnFWc3r6Q_sYS7Z20nSb0nb-zU

https://loja.skeelo.com/ebooks/literatura-e-ficcao/literatura-mundial/meu-amigo-greg/ 

https://www.livrariacultura.com.br/meu-amigo-greg-892578688/p?

lista&fbclid=IwAR0BfDeNnMfumqId1dAyvyDH5xY5gAKB3F85jkVrkPhDubfbMXojJeOROwA

https://www.livrariaatlantico.com.br/pd-926b1b-meu-amigo-greg-joaquim-procopio.html?

ct&p=1&s=1&fbclid=IwAR2cemKSNDf1fG0oCHwl2XNRZEcs7v347eltW8Lf3isWYogFiBeuNmqwKYg

Comentários

  1. Que inteligente você Juaquim Procopio.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Joaquim e sucesso com seu livro.

    ResponderExcluir
  3. Livro muito fácil de ser lido, também sou aluno inglês onde consegui alcançar uma evolução muito grande no meu conhecimento graças ao método usado pelo professor Joaquim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?