Mais um pouco de "Save The Cat!"

 






Blake Snyder não parou na estrutura de roteiros em "Save The Cat!", ele também apontou 10 gêneros de histórias que bem ou mal, são sempre "copiadas" em filmes. Veja bem, não falo de plágio e sim, de estruturas pré existentes onde o autor desenvolve a sua história. Ou seja, quase tudo já existe na criação, porém a originalidade dependerá do desenvolvimento da obra, além da "mistura" deste gêneros.

Neste artigo falarei rapidamente de cada uma e apontarei quais delas o Autor Marcelo Rodrigues utilizou em seu livro "Bodas de Papel".

1. Monster in the house: Um monstro à solta em um lugar confinado;

2. O Pomo de ouro: Uma recompensa almejada até o final da história;

3. O peixe fora d'água: Retira-se o personagem do seu lugar comum e o coloca fora da sua realidade;

4. Um cara com um problema: Pessoa comum com um problema na mão;

5. Ritual de passagem: O protagonista começa a lidar com um problema de forma errada, até que se dá conta do erro e aceita a mudança;
💔💔💔
Em "Bodas de Papel":
Tipo de Rito-Separação
Problema-Crise Conjugal
Maneira errada de lidar- Miguel e Carolina renovaram os votos de casamento, mas de nada adianta, pois os problemas continuam escondidos debaixo do tapete, já que eles não quiseram encarar seus problemas. 

Já Humberto e Patrícia, com a descoberta de um caso extraconjugal do marido a fez querer pagar na mesma moeda e querer jogar a verdade na cara de Humberto. E aí está instalada a crise, já que nada foi resolvido efetivamente e Patrícia continua sentindo-se mal com a traição e repensa se está feliz com o casamento.

Aceitação: Sem saída, os casais têm que encarar os problemas por causa do isolamento social. Enquanto Humberto e Patrícia tentam reavaliar o casamento, sendo honestos sobre seus sentimentos e desejos, Miguel tenta resgatar seu casamento das cinzas, pelo menos racionalmente, relutando a se entregar aos sentimentos pela jovem que o tirou do eixo. O afastamento emocional do marido, a falta de cuidado faz Carolina sentir que está lutando sozinha por esse casamento.

6. Buddy love: Um herói incompleto, cara-metade, uma complicação;
💔💔💔
Em "Bodas de Papel":
Subgênero-Amor Proibido
Elementos-Um herói incompleto: Miguel, casado e preso em uma relação estagnada.
Contrapartida-A outra parte é o seu oposto: Isabelle é cheia de vida, atitude e personalidade. É ela quem toma a iniciativa.
Complicação-Miguel é casado, insiste em investir na relação duradoura com Carolina; Isabelle é a babá do filho dele, o que faz ele reprimir esse sentimento avassalador.  Fora que há a diferença de idade, o que na visão dele, os afasta.

7. Whydunit: Um detetive, um segredo, reviravolta sombria;

8. O tolo triunfante: Um personagem tolo decide aceitar uma transformação;

9. Institucionalizado: Um grupo, uma escolha, um sacrifício;

10. Super-herói: Poderes, arqui-inimigo, cura. Nesta caregoria, nem sempre o herói tem super poderes.

Gostou de saber mais sobre processos criativos e o livro do Marcelo?

Adquira "Bodas de Papel" aqui e veja toda a estrutura da trama: https://amzn.to/3QsStck

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?