Entrevista com o Autor Anderson Oliveira

 



Hoje, conversaremos com Anderson Oliveira, Autor de Sagrada Justiça:

 

1 Você e autor, tatuador e designer... o que "veio" primeiro?

Sem dúvida desenhista (designer). Sou autodidata e desde criança sempre estava rabiscando algo, até começar a criar personagens e histórias. Já me arrisquei a fazer quadrinhos, mas me faltava mais conhecimento e técnica, além de ser um processo muito lento. Então comecei a escrever para por essas histórias no papel.

Tatuador veio recentemente, com a ideia de unir a paixão pelo desenho com uma profissão que está bem valorizada ultimamente. Mas ainda sou iniciante nisso, precisando me aperfeiçoar mais.

 

2. Há quanto tempo você é escritor?

Tem mais de vinte anos, se considerar as primeiras coisas que publiquei na internet, em fóruns e blogs de fanfics, no início dos anos 2000. Ali já arriscava histórias autorais, postando um capítulo por semana, simulando uma revista ou folhetim.

Com o tempo, ganhando experiência e lendo muitos autores, comecei a ver que o formato de livros, mais longos e aprofundados, me parecia melhor. Em 2011 publiquei meu primeiro livro de forma independente e venho focado nisso desde então.

 

3. De onde surgiu a ideia dos livros?

Como disse antes, passei a procurar mais aprofundamento para minhas histórias, inspirado por outros autores que consumia, como Tolkien, King e Martin. Conhecer adaptações literárias de quadrinhos da Marvel também me fez perceber que era possível trazer super-heróis nesse formato.

 

4. Tem alguma rotina para escrever?

Ainda concilio um trabalho formal, então minha rotina é um pouco apertada. Passei a escrever do celular durante meu deslocamento diário. Mas Sagrada Justiça foi diferente. Uma parte do livro eram as antigas fanfics que adaptei. O restante escrevi durante a quarentena na pandemia.

Mas como é uma história longa e com muita pesquisa, precisei estruturar alguns tópicos para me guiar durante a escrita. Tipo um resumo do que deve acontecer e o que deve ser mostrado.

 

5. O multiverso da história chama-se “Apeironverso”. Pode explicar a origem deste nome?

Ápeiron é uma palavra grega, um conceito filosófico de Anaximandro (século VI a.C.) que significa algo como a infinitude do universo, algo eterno e imperecível, que existia antes e existirá após o próprio universo.

Foi um conceito elaborado pelo meu amigo e parceiro Edson Shad, inicialmente como uma editora própria, mas que se transformou na nomenclatura desse universo compartilhando que já estávamos trabalhando.

 

6. Você pensa em fazer HQ's no futuro?

Com certeza. Como disse no início tudo começou com projetos de HQs, mas agora eu assumiria apenas como roteirista, pois reconheço minhas limitações técnicas como ilustrador.

 

7. Pode adiantar alguma informação do segundo livro?

Bom, o Apeironverso vai funcionar mais ou menos como o Universo Cinematográfico da Marvel, dividido em fases. Sagrada Justiça inaugura a primeira fase pois ali a história é mais global e narra o fato central que deu início a nossa trama: o incidente em Jerusalém, onde super-heróis se tornaram públicos pela primeira vez.

O próximo livro nesse universo será do Edson Shad e se chama Leviatã, onde conheceremos uma história mais local, mais urbana, mas com um toque de terror. De minha parte, após Leviatã, pretendo apresentar outra história urbana: A Ninja Escarlate, que explora o submundo da política brasileira, com crítica social, personagens com traumas e muitas artes marciais. Mas também tenho planos concretos para Sagrada Justiça 2, porém ele só vai aparecer na segunda fase.

 

Muito obrigada, Anderson, por ter conversado um pouco sobre você e seu trabalho!

 

Não perca tempo e mergulhe neste Universo! Sagrada Justiça está em pré-venda até dia 05/03/24 na Editora Lar dos Livros (link abaixo):

 












https://www.lardoslivrosoficial.com.br/pd-964aeb-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?