Resenha do Livro "Aprendiz de Escritora" dos Autores Denis Nishimura e Pietra Cavalcante


Um homem influente, dono de uma editora renomada, usa o seu poder para abusar de suas funcionárias, principalmente das escritoras do seu quadro. Para ele, "tudo e todos têm o seu preço".
Nesse contexto, acompanhamos algumas dessas mulheres e principalmente Cícera, a protagonista. Ela é uma mulher simples e batalhadora, que sustenta dois filhos e o marido alcoólatra.
Trabalhando como empregada doméstica para Carmem, uma escritora, retoma um sonho antigo e adormecido pela rotina dura: a escrita. Incentivada pela patroa, ganha um concurso literário e começa a trabalhar com a Editora Al-Nassib.
Porém, o dono é um homem inescrupuloso, que submete as mulheres a todo tipo de perversão no dia do pagamento e renovação de contrato.









Já ouvi falar muito do "teste do sofá", mas é a primeira vez que eu vejo o tema no universo literário. O editor é machista ao extremo: Para ele, as mulheres são meros objetos s3xuais.
Alguns trechos chegam a ser chocantes por causa do conteúdo sensível descritas nas cenas.
O ódio da protagonista pelos homens é compreensível, já que ela convive somente com canalhas e nunca teve uma boa experiência com eles, chegando a repetir algumas vezes durante a narrativa que "homens são nojentos".
Há muita hipocrisia em vários personagens; todos condenam certos comportamentos, mas mesmo após cometerem algum deslize, se justificam dizendo que "foi necessário fazer isso ou aquilo porque era o meu sonho", "porque eu precisava de dinheiro", "porque eu queria me vingar", etc
Além disso, mostra a relação do dinheiro, poder e s3xo; subjugar o ser humano com um desses itens até quando parecem bem-intencionados.
Também há uma grande revelação que deixa o leitor boquiaberto.
Com certeza vou falar mais sobre isso no meu vídeo do Youtube, se não, a resenha ficará imensa. Mas que esse livro me deixou reflexiva, ah, isso deixou.
O livro está disponível na editora Letras Virtuais: https://www.letrasvirtuais.com.br/aprendiz-de-escritora/p
Comentários
Postar um comentário