Resenha do Ebook "Geração 70: Primavera dos Sentimentos" do Autor Raimundo Poeta
RESENHA DO EBOOK "GERAÇÃO 70 - PRIMAVERA DOS SENTIMENTOS" DO AUTOR RAIMUNDO POETA📚
A história acompanha seis colegas de escola que tornam-se amigos e compartilham as alegrias e tristezas da vida, no final dos anos 60.
Este é o primeiro de uma trilogia.
📗📗📗📗📗📗📗📗📗📗📗📗📗
Ah, os jovens... aquela força que sente que podem tudo e ao mesmo tempo têm tantas inseguranças...
Neste primeiro livro, são apresentados os seis amigos: Reinaldo, Herbert, Zeca, Lídia, Márcia e Ingrid. Eles estão no início do Ensino Médio em uma conceituada escola da época em Salvado/BA.
Os meninos se conhecem de forma inusitada (vou deixar um mistério aqui), já mostrando nas primeiras páginas que classes sociais e cor de pele diferentes sempre foram motivos de bullying, mas não para os protagonistas.
Falando neles, me surpreendeu o personagem rico sair do estereótipo, sendo um dos que mais sofrem na trama.
Acompanhamos a rotina de todos, a paquera, o namoro, a zoação entre amigos, a relação entre pais e filhos, a expectiva no futuro... e o preconceito, que naquela época não era velado, e sim, escancarado.
O Autor acertou em escrever um livro de época e colocar várias referências para que os mais novos conheçam um pouco mais dos anos 60/70 e para que os mais velhos mat3m a saudade de sua juventude - que aliás, tenho certeza de que se identificarão muito com os protagonistas.
É claro que não tem como falar desta época sem mencionar o período turbulento do país. No decorrer da trama, já percebe-se a tensão e mudanças na rotina da população, que chegam ao ápice no final do livro.
Apesar das pequenas tensões na vida dos amigos, nada os prepara para este final. O término da escola e a transição para a vida adulta é um baque e não por causa das demandas da vida comum. Eu vi naquele final algo como a "perda da inocência", onde os jovens vão encarar a realidade nua e crua da vida.
Também, lendo o livro não pude deixar de comparar os jovens de "antigamente" com os de hoje e vi que, apesar de tão diferentes, ainda continuam iguais.
Agora vamos aguardar a continuação que sinto em meu coraçãozinho que muitas lágrimas irão rolar por aí.
OBS.: Concordo com a @umtocdelivros, a história daria uma série 🤯
.
.
.
.
.
.
.
.
#promovendoautoresnacionais #resenhadelivro #dicadeleitura #anos70 #mpb
Comentários
Postar um comentário