A famosa técnica "Save The Cat"

 


“Save the Cat” é uma técnica criada pelo autor e roteirista norte-americano Blake Snyder. É um nome inusitado sim, e vou explicar a origem do nome no final do artigo.

A técnica ficou muito famosa, assim como outras (A Jornada do Herói e Promessa da Virgem). Ela é dividida em "beat sheets", ou pontos principais da trama, e pode ser feito de diversas formas a depender da técnica adotada.

O criador "dividiu” em 15 beats (que seriam partes da história) essenciais a uma trama, seja um roteiro, livro ou até quadrinhos. São elas:

IMAGEM DE ABERTURA: Neste primeiro contato do espectador com a história que vai começar, deverá o clima e o estilo do filme. Geralmente, o último beat (item 15) se relaciona diretamente com a imagem de abertura e a conexão entre elas cria um equilíbrio na história. Mas não é uma regra.

DECLARAÇÃO DO TEMA: Existe a introdução de uma declaração ou pergunta que define a premissa temática da obra, tendo grande repercussão no final do filme. De início, o protagonista não a entende, pois, para isso, precisa passar por uma transformação.

SET UP: Este é o momento em que a situação inicial é apresentada, assim como as falhas, personalidades e motivações de todos os personagens principais. É extremamente importante, uma vez que é durante essas 10 primeiras páginas que você deve prender a atenção do espectador e cativá-lo com a obra.

O CATALISADOR: Evento que dá o impulso inicial da trama, direcionando o protagonista rumo à sua aventura.

O DEBATE: Protagonista pondera se deve ou não encarar essa aventura, de que forma, quais as consequências, e ao mesmo tempo receber conselhos e incentivos (ou não) dos demais personagens. O debate persiste até o protagonista tomar uma decisão.

QUEBRA DO PRIMEIRO ATO: Momento em que o protagonista inicia sua jornada em um mundo completamente diferente do que conhece, deixando o seu "mundo antigo" para trás.

TRAMA PARALELA: Momento de introdução de novos personagens e conflitos, se for o caso, além de desenvolvimento de "plots" (reviravoltas).

JOGOS E DIVERSÃO: Explora todas aquelas ideias de ação e aventura propriamente ditas. É a promessa da premissa. A depender do gênero da sua história, este será o momento, por exemplo, dos enigmas, investigações e intrigas, a aventura em si.

MIDPOINT: Marca a divisão das duas partes de um filme, onde a história e a aventura do protagonista mudam de direção: as dificuldades e problemas do protagonista se tornam sérias e urgentes, a falsa derrota do mocinho, etc.

VILÕES FECHAM O CERCO: Os vilões atacam o protagonista com mais força ou ele próprio pode vir a se prejudicar de alguma forma. Além disso, é o momento em que questões internas, dúvidas e divergências.

TUDO ESTÁ PERDIDO: “E agora? Como ele vai sair dessa?” É esta a sensação que o espectador deve ter nesse beat.

A NOITE ESCURA DA ALMA: O protagonista ainda está decidindo quem é e o que fará a seguir, está lamentando tudo que perdeu e o que isso significa.

QUEBRA DO SEGUNDO ATO: Também chamado de síntese. É o momento no qual os plots se encontram e a trama paralela (plot B) ajuda na solução da trama principal (plot A). Aqui o protagonista “acorda” e agora sabe o que deve fazer, falta apenas colocar o plano em ação.

FINALE: O plano é colocado em prática, assim como todas as lições aprendidas pelo protagonista no caminho. Nestas últimas páginas, encontramos o clímax e a batalha principal.

IMAGEM FINAL: Espelho da Imagem Inicial, traduzindo o exato oposto do que aquela primeira imagem mostrava. Agora, o protagonista já passou pela transformação durante a história e, consequentemente, seu mundo e cotidiano também.

Enfim, o livro digital "Bodas de Papel" de Marcelo Rodrigues foi criado em cima desta técnica, onde, como toda técnica, não há regras rígidas para segui-la. Mas é bem interessante a forma que o Autor aplicou em sua história, desenvolvendo uma trama bem cheia de nuances e complexidade.

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Ah, e eu disse que ia explicar o porquê do nome inusitado: "Save The Cat", quer dizer "salve o gato", onde a ideia é consolidar o mocinho fazendo algo bom, ou seja, "salvando o gato".


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