A famosa técnica "Save The Cat"
“Save the Cat” é uma
técnica criada pelo autor e roteirista norte-americano Blake Snyder. É um nome
inusitado sim, e vou explicar a origem do nome no final do artigo.
A técnica ficou muito
famosa, assim como outras (A Jornada do Herói e Promessa da Virgem). Ela é
dividida em "beat sheets", ou pontos principais da trama, e pode ser
feito de diversas formas a depender da técnica adotada.
O criador "dividiu”
em 15 beats (que seriam partes da história) essenciais a uma trama, seja um
roteiro, livro ou até quadrinhos. São elas:
IMAGEM DE ABERTURA: Neste
primeiro contato do espectador com a história que vai começar, deverá o clima e
o estilo do filme. Geralmente, o último beat (item 15) se relaciona diretamente
com a imagem de abertura e a conexão entre elas cria um equilíbrio na história.
Mas não é uma regra.
DECLARAÇÃO DO TEMA: Existe
a introdução de uma declaração ou pergunta que define a premissa temática da
obra, tendo grande repercussão no final do filme. De início, o protagonista não
a entende, pois, para isso, precisa passar por uma transformação.
SET UP: Este é o momento
em que a situação inicial é apresentada, assim como as falhas, personalidades e
motivações de todos os personagens principais. É extremamente importante, uma
vez que é durante essas 10 primeiras páginas que você deve prender a atenção do
espectador e cativá-lo com a obra.
O CATALISADOR: Evento que
dá o impulso inicial da trama, direcionando o protagonista rumo à sua aventura.
O DEBATE: Protagonista
pondera se deve ou não encarar essa aventura, de que forma, quais as
consequências, e ao mesmo tempo receber conselhos e incentivos (ou não) dos
demais personagens. O debate persiste até o protagonista tomar uma decisão.
QUEBRA DO PRIMEIRO ATO:
Momento em que o protagonista inicia sua jornada em um mundo completamente
diferente do que conhece, deixando o seu "mundo antigo" para trás.
TRAMA PARALELA: Momento
de introdução de novos personagens e conflitos, se for o caso, além de
desenvolvimento de "plots" (reviravoltas).
JOGOS E DIVERSÃO: Explora
todas aquelas ideias de ação e aventura propriamente ditas. É a promessa da
premissa. A depender do gênero da sua história, este será o momento, por
exemplo, dos enigmas, investigações e intrigas, a aventura em si.
MIDPOINT: Marca a divisão
das duas partes de um filme, onde a história e a aventura do protagonista mudam
de direção: as dificuldades e problemas do protagonista se tornam sérias e
urgentes, a falsa derrota do mocinho, etc.
VILÕES FECHAM O CERCO: Os
vilões atacam o protagonista com mais força ou ele próprio pode vir a se
prejudicar de alguma forma. Além disso, é o momento em que questões internas,
dúvidas e divergências.
TUDO ESTÁ PERDIDO: “E
agora? Como ele vai sair dessa?” É esta a sensação que o espectador deve ter
nesse beat.
A NOITE ESCURA DA ALMA: O
protagonista ainda está decidindo quem é e o que fará a seguir, está lamentando
tudo que perdeu e o que isso significa.
QUEBRA DO SEGUNDO ATO: Também
chamado de síntese. É o momento no qual os plots se encontram e a trama
paralela (plot B) ajuda na solução da trama principal (plot A). Aqui o
protagonista “acorda” e agora sabe o que deve fazer, falta apenas colocar o
plano em ação.
FINALE: O plano é
colocado em prática, assim como todas as lições aprendidas pelo protagonista no
caminho. Nestas últimas páginas, encontramos o clímax e a batalha principal.
IMAGEM FINAL: Espelho da
Imagem Inicial, traduzindo o exato oposto do que aquela primeira imagem
mostrava. Agora, o protagonista já passou pela transformação durante a história
e, consequentemente, seu mundo e cotidiano também.
Enfim, o livro digital
"Bodas de Papel" de Marcelo Rodrigues foi criado em cima desta
técnica, onde, como toda técnica, não há regras rígidas para segui-la. Mas é
bem interessante a forma que o Autor aplicou em sua história, desenvolvendo uma
trama bem cheia de nuances e complexidade.
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Ah, e eu disse que ia
explicar o porquê do nome inusitado: "Save The Cat", quer dizer
"salve o gato", onde a ideia é consolidar o mocinho fazendo algo bom,
ou seja, "salvando o gato".
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