Conheça o dialeto Pajubá

 


    A linguagem é uma das formas de comunicação do ser humano e existem muitas variantes dela. Existe a norma culta e aceita oficialmente com regras a serem seguidas. E existem outras formas de linguagem que dependem muito dos grupos sociais. 

    Adolescentes, por exemplo, tem toda uma forma diferenciada de falar; rappers usam palavras próprias do dia a dia deles; e ainda há o regionalismo, onde alguns termos são usados de acordo com a cidade ou estado em que a pessoa vive. 

    Enfim, temos uma grande variação linguística para falar com os nossos iguais por vários motivos, dentre eles por identificação àquele grupo, melhora no entendimento da comunicação entre eles ou ainda, uma forma codificada para que, quem não é do grupo, não entenda o que é falado. E o pajubá é uma destas formas. 

    Já considerado um dialeto, ele tem origem na fusão de termos da língua portuguesa com termos dos grupos étnico-linguísticos da África Ocidental (iorubá, umbundo, quicongo, jeje, fom) reproduzidos nas reuniões de religiões afro-brasileiras, que chegaram ao Brasil com os africanos escravizados. É usado pela comunidade lgbtqiapn+ porém alguns termos são compreendidos fora deste grupo também. 

    O pajubá foi usado em alguns diálogos do ebook "O Caso da Mariposa Negra" para melhor construção de alguns personagens daquele universo. O Autor Marcos Martins me alertou sobre isso, eu já tinha certa ideia do que se tratava o dialeto, mas nunca havia lido realmente nada sobre ele. 

    Porém, me surpreendi por entender a maioria delas no contexto da história, inclusive há expressões da época dos meus pais ou dos meus avós. Então, não se preocupe ao ler este ebook, a compreensão da história estará garantida... inclusive, ainda aprendi mais sobre este dialeto.

 Ainda não leu? Então adquira "O Caso da Mariposa Negra" aqui:

https://amzn.to/48LI5Vj

Ainda não assistiu ao vídeo no meu Canal? https://www.youtube.com/watch?v=3mrPOgg3UgM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?