Entrevista com a Autora Monica Heinen


 

Uma pessoa tranquila e alegre, a Autora Monica Heinen veio conversar um pouco com a gente sobre a sua vida e o seu livro "Onde As Raízes Estão":


1.Quando você decidiu começar a escrever?  

A ideia de escrever um livro surgiu enquanto eu assistia uma novela. Eu fiquei decepcionada com a falta de criatividade dos autores em trazer algo novo para os telespectadores. As telenovelas brasileiras são conhecidas no mundo todo e parece que os temas estão acabando! Foi então que comentei com minha irmã que, com certeza eu poderia escrever algo e ser bem mais criativa do que muita gente por aí. Só a história de minha vida já daria um bom livro cheio de dramas! 

O que começou como uma brincadeira, acabou despertando em mim algo que pensei ter perdido há anos, pois sempre gostei de escrever. Foi assim que nasceu uma historia, quase “biográfica , cheia de imaginação que, depois de alguns capítulos, transformou-se em uma história de ficção com detalhes verdadeiros e que não fogem da realidade do ser humano. Assim, a história no meu livro dividiu-se em o que foi de verdade e o que eu gostaria que fosse, sem dar ao leitor a impressão de que de tudo se resumiu apenas em momentos ruins. 

Foi a forma que encontrei para tirar um pouco do peso da verdade!!! 


2. É o seu primeiro livro? 

Sim, é o meu primeiro livro! Meu primogênito. Meu xodozinho! 


3. Pretende escrever outros? 

Na verdade já estou trabalhando em mais dois projetos. Um deles será um tipo de continuação deste, ou melhor, vou continuar a biografia partindo do ponto onde a fantasia começou. Parece ser um pouco complicado de entender, mas quem leu o livro, com certeza pôde perceber que existem trechos que fogem da realidade, apesar de serem fatos paralelos com o mundo lá fora. 


4. Você mora na Alemanha. Como é o mercado editorial aí? Existe alguma semelhança ou diferença com o brasileiro?  

Não há diferenças. Com a crise, muitas livrarias deixaram de existir, assim como no Brasil. As pessoas trocaram os livros por computador e celulares. Enfim, como em qualquer lugar do mundo, o mercado editorial é bastante concorrido. Pode-se achar que exista muito mais escritores do que leitores, mas a verdade é que as pessoas estão encontrando novamente o prazer de ler um livro. 

Não somente de forma digital, mas também, o livro físico. Aqui na Alemanha já estão "renascendo“ as livrarias! E o que jamais deixou de existir foram os cafés literários que de uma certa forma mantiveram viva a importância de ler um livro. 


5. Existe algum preconceito por você ser uma escritora brasileira? 

Não existe qualquer preconceito. Antes de ser uma escritora, sou esposa, sou mãe e trabalho com jovens de 11 até 18 anos de idade. Por isso, meu ciclo de amizades não se resume somente a um pequeno grupo de pessoas. 

Desde o começo, eu decidi não somente morar, mas sim viver na Alemanha, o que significa para mim, estar conectada com tudo e todos que existem ao meu redor sem abrir margens para preconceitos. Como qualquer outra nação, a Alemanha só espera o respeito mútuo. 


6. Você é formada em Artes. A arte é mais valorizada no exterior? 

Eu diria que a Arte é muito mais "preservada“, pelo menos aqui na Europa. No Brasil, tenho São Paulo como exemplo, você pode ver e sentir a Arte acontecendo por cada canto da cidade. Seja no Metrô, na rua, em bares, em todo lugar, mas em se tratando de preservação da Arte e da Cultura, o Brasil ainda caminha com pés de criança! 

Só que, se tem coisas na vida da gente que não se pode deixar para depois, o que é típico do brasileiro, uma dessas coisas é a preservação da Arte e a Cultura. Por isso, aqui na Europa, existe a Cultura e a Arte milenar. Ao contrário do Brasil, que apesar de ser um país jovem e ter todas as possibilidades, deixou ruir a sua história da Arte e Cultura. 


7. Fale um pouco sobre o seu livro (processo de escrita, inspiração, etc):

Muitos lugares e pessoas reais me inspiraram a escrever esse livro e é muito mais fácil escrever sobre aquilo que conhecemos, não é mesmo? Seja um Castelo, um bairro, uma cidade, um país, um amigo ou alguém da família mesmo. 

E sim, a verdade dói! Muitas vezes pensei em parar de escrever, pois as lembranças que estavam há muito guardadas, voltavam à tona e por várias vezes precisei de uma pausa! Mas não me arrependo de ter aberto uma janela de minha vida e permitido a entrada de vocês. 

Acredito até que muitas pessoas podem até se enxergar entre uma frase ou outra e se identificar com algum dos personagens. Para mim, foi uma experiência única e também um tipo de terapia que posso recomendar.


Gostou de saber mais sobre a Autora e o livro "Onde As Raízes Estão"? Agradeço imensamente à Monica por ceder um pouco do tempo para o blog e aproveito para deixar o link de venda:

https://www.amazon.com.br/Onde-Ra%C3%ADzes-Est%C3%A3o-Monica-Heinen-ebook/dp/B0CDXX3R7K/ref=sr_1_1?crid=3IU6GQW1SS6NV&keywords=onde+as+ra%C3%ADzes+est%C3%A3o&qid=1699810767&sprefix=Onde+As+Ra%C3%AD%2Caps%2C241&sr=8-1


Comentários

  1. Excelente entrevista. Li o livro e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais! História triste, mas espelha a realidade de muitos! A grande reviravolta na história ficou muito interessante mesmo. A autora abrange um tema que infelizmente é real no Brasil e no mundo. Amei!!!! Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?