Trecho do Livro "Eclesiastes 21" do Autor Samuel Mafra

 


Este é o capítulo Oito do Livro "Eclesiastes 21" do Autor Samuel Mafra:

"(...)Kohelet chegou ao palácio, quando já o sol era posto. Em um grande coral, cantores e cantoras apresentavam em uníssono os louvores de Israel, enquanto os instrumentos de música de toda sorte traziam os melhores repertórios conduzidos pelo regente. 

Ao término daqueles belos salmos, toda a equipe dava ouvidos, atentamente, às palavras do rei de Israel: — Estou cansado! — Disse Kohelet. Às vezes sinto vontade de parar tudo, mas não consigo. Nossos olhos veem por escolha e quando estão fechados, fazemos observação mental. 

A partir daí temos experiência, examinando e discernindo, no hebraico, râʼâh, conforme Strong (7200). Observar a vida traz muito enfado. Não é melhor viver sem investigar? Mas isso não é viver, e sim, vegetar… Todas as coisas trazem canseira. O homem, nenhum homem, nenhum povo ou pessoa, mesmo sendo bom, grande, campeão e poderoso, não consegue descrevê-las. 

Nas palavras de Swaggart (2015), coisas nunca trazem satisfação. Meu amigo Noah, o Pregador do século XXI, informou viver na era do conhecimento: aquilo que apresentamos em forma de discurso, livros e tradição oral, ele e seus contemporâneos apresentam em formato de áudios nos podcasts e vídeos aos milhares. Seus contemporâneos não conseguem assimilar dez por cento dos conteúdos diários. Eles também estão cansados. Se guardar comigo a sabedoria, enterrarei meu propósito, a missão entregue pelo forte de Jacó. 

Mesmo cansado, quero verbalizar conselhos úteis para as gerações seguintes: Os olhos nunca se saciam de ver, então decida o que verá. Jesus, o Pregador por excelência, afirmou no seu famoso Sermão do Monte: se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz (Mateus 6.22). 

O que você decidiu ver? Discernir? Experimentar? A decisão é sua, e os resultados também. 

Os ouvidos devem ser protegidos contra más notícias, causadoras de desânimo e vozes negativas, condutoras de maldição. Posso discernir de longe, ao ver o modo como a fala é desenvolvida, o gesto e o olhar do mensageiro. Isso é possível pela sabedoria e experiência a mim concedidas pelo Santo de Israel. 

Devemos dar ouvidos à palavra de Deus. Não ouvir, apenas, mas obedecer. 

Os fariseus ouviam Jesus no templo, mas respondiam com inveja e perseguição. Jesus afirmou: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (Lucas 11.28). 

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Com essas palavras, Jesus estava dizendo: dê atenção, obedeça (Apocalipse 2.7). O Espírito Santo de Deus ensina as pessoas individualmente ou toda a congregação reunida. Deus fala através de seu concerto e seus estatutos expostos pelo Pregador, e por sonhos e visões. O Senhor apareceu a mim duas vezes. 

Foi a melhor experiência da minha vida (Kohelet sente emoção, e o timbre de sua voz embarga-se). No ciclo da vida, é melhor esperar em Deus, para não se cansar (Isaías 40.31). 

Também é melhor ter olhos bons e ouvir a voz de Deus e assim a vida terá verdadeiro sentido. Todas as coisas trazem canseira, exceto as coisas de Deus, grandes, firmes, sempre novas. Amém. E todo o povo respondeu: Amém.(...)"



Gostou? Adquira o livro neste link:

https://amzn.to/3QyuVTy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?