Entrevista com o Autor Ed Barcelos

 


Vamos conhecer mais um pouco sobre Ed Barcelos, o Autor de “Neoterra”?

 

1. Qual foi a inspiração para escrever “Neoterra”?

Sem dúvidas os X-men. Desde pequeno, sempre acompanhei a série animada dos X-Men na televisão... Era meu programa favorito para as manhãs. Depois vieram os filmes e, só em 2005-2006 que eu entrei em contato com o mundo dos quadrinhos.

Lembro que a primeira revista dos X-men que eu li se chamava “X-men Extra #51” e a partir daí o hábito virou rotina... Juntava o troco do pão pra poder comprar a próxima edição! Hahaha! Acho que foi mais ou menos nessa época que comecei a mergulhar nas histórias, que também comecei a imaginar meus próprios personagens. Mas esses personagens da época não são os que hoje ganham vida em “Neoterra: A Terra do Amanhã”. Os atuais nasceram uns dois anos depois, quando eu e um amigo arriscamos a fazer nosso próprio quadrinho com personagens autorais, tanto que hoje há vários acontecimentos que são retratados no livro, que foram originalmente desenhados por nós como quadrinhos. Tivemos 3 edições do quadrinho, com desenhos e textos feitos à mão: uma com meus personagens, outra com os dele e outra em um crossover de ambos.

 

2. Você sempre pensou em escrever?

Não. Originalmente meus personagens foram desenvolvidos para quadrinhos. Só

recentemente que entrei em contato com o universo literário dos livros digitais e

plataformas de leitura por meio de uma amiga que também é escritora, a Eliane Mota, cuja alcunha de autora é Eliane-Lita. Ela com certeza foi o maior fator que me motivou a dar o primeiro passo pra escrever o livro. Das várias conversas que tivemos, ela sempre deu um jeito de me estimular a transformar em capítulos os assuntos das nossas conversas.

3. Tem projetos futuros?

A gente sempre tem, né? (risos). Meu objetivo atualmente é concluir a trilogia Neoterra, mas já tenho planejado um romance também ambientado nesse universo.

Aliás, leitores mais atentos já devem ter percebido em “Neoterra: A Terra do Amanhã” quem serão os protagonistas desse romance... Para os que não perceberam, o livro dois “Neoterra: A Ascensão do Neos” vai trazer essa revelação. Fora isso, também estou estruturando “no off”, como se diz, outras duas trilogias que ainda não adiantarei muitos detalhes... Só o que posso revelar é que uma delas irá abordar o lado mais sobrenatural de Neoterra, contrapondo o lado científico abordado na primeira.

 

4. Tem uma rotina ou ritual de escrita?

Eu diria que não... Escrevo quando vem a inspiração. Mas há de se observar que são mais de 15 anos de ideias borbulhando na cabeça né? Então, há certas ocasiões que tenho mais inspiração do que disposição ou tempo para escrever! Hahahahaha (rindo de nervoso). Em alguns casos também, ocorrem uma atualização de idéias, onde sempre busco incluir na história algum elemento do meu dia a dia, da nossa sociedade ou acontecimentos mais atualizados. Neoterra é uma realidade alternativa e lá, muitas vezes as coisas são resolvidas de formas que não podem ser na nossa realidade. Acho que em relação ao ritual, é de praxe a pesquisa. Sempre que quero compor uma cena, capítulo ou ato, faço uma pesquisa sobre as idéias que quero expor, sempre mantendo a viabilidade como foco. Às vezes inclusive, leio obras de outros gêneros que não são da minha preferência, principalmente para me inspirar e criar uma composição mais variadas de ambientação dos meus personagens.

 

5. Pretende transformar a história em hq?

Se surgir oportunidade, com certeza sim! Na verdade, a história sempre foi pensada em formato de HQ. Porém, desenhar é infinitamente mais trabalhoso que escrever e, para isso, certamente dependeria de outra pessoa. Com a conclusão da graduação, percebi que amo escrever, mas não me encaixo na escrita acadêmica por conta das regras (Para os que acreditam em signo, sim, aquariano ferrenho por aqui! Hahahah).

Então sim, ainda não descartei completamente o sonho da HQ, mas depende de

muitos fatores que, por hora, estão fora do meu alcance e por isso prefiro focar nos livros por agora.

 

6. Você tem ou teve apoio familiar para escrever?

Essa é uma pergunta que eu não consigo responder com uma afirmativa ou uma

negativa simples. De início, não senti que tive apoio da família... E conversando com outros autores, sinto que é meio que comum isso. As pessoas tendem a não acreditar muito em nossos sonhos e esse é um dos maiores motivos para que sempre façamos por nós mesmos e por nossa própria realização pessoal. Mas, como considero a Eliane-Lita como da família, então posso dizer que não me senti totalmente desamparado porque ela sempre esteve ali para me apoiar.

Por outro lado, passada a fase difícil, e já com os exemplares de teste do livro em

mãos, comecei a perceber um maior interesse tanto dos meus familiares, quanto dos familiares do meu companheiro. Em alguns casos, as pessoas realmente precisam ver a realização material do livro para acreditarem nele. Por isso atualmente posso dizer que não me sinto mais sem apoio como me senti no início da jornada.

 

Agradeço demais o Autor por ter cedido um tempo para a entrevista 😊

 

Conheça “Neoterra” nestes links:

Ebook: https://www.amazon.com.br/Neoterra-Terra-Amanh%C3%A3-Hist%C3%B3ria-Neos-ebook/dp/B0CMC9T4TD

 Impresso:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua46415/









 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?