Os 10 Mandamentos do Autor


Tenho visto algumas atitudes de escritores/autores nas redes sociais e gostaria de alertá-los a respeito. Pode parece coisa boba, mas este comportamento pode estar prejudicando a carreira de muitos.

OBS1: Não são só escritores que fazem isso, mas estou me limitando aqui à eles, já que é um blog literário.

OBS2: Espero ajudá-los com esta postagem, não levem para o lado pessoal.



PRIMEIRO MANDAMENTO: Atualmente as redes sociais têm se tornado um depósito de lamentações. Um "desabafo" abre portas para uma ladainha de reclamações de tudo e de todos. Talvez os seus possíveis leitores estejam até se afastando de vocês por causa disso.

"Ninguém lê", "No Brasil, ninguém lê", "Ninguém apoia autores nacionais"... muitos influencers se afastam de autores reclamões, que dirá o público-alvo? 

"Apoio" não quer dizer "vendas", mas já ajuda demais. Não há possibilidade de comprar todos os livros independentes, porém existem várias formas de apoio que muitos dão, como uma resenha, postagem, reels, etc. e vários fazem isso gratuitamente.

 Mas a partir do momento que lemos estas frases, a vontade de ajudar cai para zero... então, imagina quem já ajudou, como essa pessoa se sente? É como se o apoio que ela deu não fosse valorizado. 

Se expor muito nas redes sociais não é aconselhável. Meu conselho é focar no positivo e na solução de problemas 😉


 


A escrita, assim como qualquer hábito, deve ser praticada e melhorada. Um escritor novato escreve de um jeito, existem alguns erros, etc que podemos relevar neste primeiro momento.

Porém, alguns continuam com uma escrita muito "crua" após anos e vários livros publicados. E isso pode prejudicar nas vendas.

Estude, pratique, leia bastante. Não precisa ser um curso pago e nem presencial, existem muitos gratuitos, mas evolua e se orgulhe quando olhar para trás e ver a sua melhora.




Mesmo pagando por todo processo de publicação e divulgação, estude e conheça todas as etapas. Assim, você saberá se está caindo em uma "furada" ou não, além de ajudar a tomar decisões durante o processo.
E mais: Conhecimento nunca é demais.




Muitos autores ficam inseguros ao falar sobre a sua obra. Trabalhe seu psicológico para falar tranquilamente, sem medo de ser julgado; mostre sua paixão pela escrita, instigue a curiosidade de quem está te ouvindo, converse. É assim que você ganhará leitores.



Olha o trabalho psicológico aí de novo! Receber críticas é normal, então ouça-as sem rebater; não precisa responder na hora, reflita sobre o que ouviu, esfrie a cabeça; veja se aquela crítica é genuína, baixe um pouco o ego (sim, eu sei que é difícil ser criticado) e pense muuuuito!

Se for algo válido, engula o orgulho e agradeça. Se for somente alguém com um dia ruim e que despejou todo o seu "esgoto emocional" em cima de você, não responda e bloqueie a pessoa. Finja que aquilo nunca aconteceu. Parabéns! Você só tem um hater rsrs

Sei que muito fácil dizer, fazer é mais complicado. Mas tente.


Não sei de onde vem toda essa rivalidade entre autores. Lembrem-se de que um único leitor pode comprar vários livros ao mesmo tempo, dificilmente compramos só um por vez. 

A Literatura Nacional já é mega desvalorizada e uns e outros desmerecendo seus colegas... por quê?
Unam-se! Curtam as postagens do outro (não dá pra curtir tudo, mas passem de vez em quando nos seus feeds e comentem algumas postagens), só alguns minutos pode ajudar e muito no engajamento dos colegas.

Mas é claro: Se você já está há algum tempo curtindo e comentando algum autor e ele não está nem aí para você, ou seja, não há reciprocidade, então esqueça: Esse aí não vale a pena apoiar, pois não entendeu o sistema.


Todo santo dia me deparo com a mesma história, mas de pessoas diferentes:  Um autor tão ansioso para publicar, paga uma fortuna para uma "editora"... que não existe!

Antes de qualquer coisa, coloquem a cabeça no lugar, respirem fundo e pesquisem como é um processo de publicação.

Depois, pesquisem a editora (se ela existe ou não), CNPJ, Reclame Aqui, perguntem nos grupos do Facebook e o mais importante: Perguntem para autores que já publicaram nelas.

Vão nas lojas virtuais destas editoras, escolham um livro que está sendo vendido e descubram o autor. Entrem em contato e falem diretamente com ele, assim, as informações passadas serão mais confiáveis.

Acendeu a luzinha vermelha? Não contrate!

Isso também serve para contratação de prestadores de serviços.




Tudo bem, entendo que o processo editorial pode não caber no bolso e também sei que é possível um autor fazer todo este processo sozinho.

Mas só façam por sua conta se tiverem condições. E estudem muito sobre isso.

Façam com qualidade, a falta dela pode "afastar" seus leitores. Infelizmente, já abandonei alguns livros por causa disso... e foi triste, porque a história era até bem interessante, mas mal elaborada, ou sem diagramação, etc.


"Leia o melhor livro de suspense do mundo!", "Este livro é o maior sucesso!", "O maior autor de ficção do século!"

Calminha aí. Todo autor quer títulos, mas quem deve dá-los são especialistas na área. 

Até porque "o melhor", "o pior", etc. são opiniões muito pessoais.

Imagina você vender seu livro como o melhor do mundo e o leitor compra e lê, mas para ele, não foi uma experiência tão maravilhosa como foi prometida... ele pode sair falando por aí que o autor engana os leitores. 

Ou, exagerando um pouco, mas isto é bem possível, pedir o dinheiro de volta ou até processá-lo.

Então faça uma propaganda realista e instigante, mas dentro de limites.


A pior coisa que eu vejo é quando abro minhas mensagens privadas e vejo um autor quase que implorando de joelhos para eu ler o seu livro... do tipo "me ajude", etc

Ou ser marcada a cada 5 minutos em uma postagem onde o autor fala sobre o livro.

Ou sofrer ameaça velada do tipo: "Oi, comecei a te seguir, agora é a sua vez de seguir de volta".

♥Não peça - Seja gentil e ofereça, mas deixe o leitor escolher se quer ler ou não;
♥Marque com moderação - Marcações e mensagens privadas são para somente postagens especiais, ou seja, tem um promoção? Marque, mas somente uma vez e já está ótimo. Marcações frequentes acabam fazendo com que o leitor não se interesse mais em ver qual é a "novidade", pois fica repetitivo e chato. E nisso, o autor pode perder leitores, eles se afastam de pessoas assim;
♥Não "ameace" - Se você está seguindo alguém e quer ser seguido, não obrigue a pessoa a te seguir; comente fotos, curta, puxe assunto nos comentários. Se for do interesse da pessoa te seguir, ela fará isso. Se não, paciência. Ou deixe de segui-la e parta para outra.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Autor Leonardo Bonomini

Entrevista com o Autor Israel de Oliveira Costa

Já leu "Mãe, Virei Best-Seller!" da Autora Sandra Alves?